ESTAMOS TODOS CONECTADOS, MAS PRECISAMOS SAIR DO PENSAMENTO.

Captura_de_Tela_2018-09-16_às_22.29.16.p

POR QUE TRANSFORMAR?

Captura_de_Tela_2018-09-16_às_22.32.09.p

O ambiente urbano também pode ser visto como um ECOSSISTEMA. Ao contrário dos ambientes naturais, que estão em constante declínio, o ecossistema urbano está em plena EXPANSÃO no planeta. No entanto, os habitantes das cidades se veem cada vez mais DISTANTES do contato com a natureza.

A CRISE DA BIODIVERSIDADE | MEGAEXTINÇÃO

As espécies se extinguem naturalmente e 98,5% das formas que existiram já DESAPARECERAM do planeta. No entanto, em determinados momentos da história do planeta, muitas espécies desapareceram abruptamente em megaextinções. Isso já aconteceu pelo menos 5 vezes e a última e mais famosa foi a extinção dos dinossauros.

No momento atual , as transformações impostas ao planeta pelo desenvol-vimento das sociedades humanas sem nenhum PLANEJAMENTO no uso de recursos naturais  está provocando a sexta era de megaextinções.

Captura_de_Tela_2018-09-16_às_22.37.15.p

O ECOSSISTEMA É UM JOGO DE VARETAS

VARETAS.png

A biodiversidade pode ser vista como um jogo de EQUILÍBRIO, onde cada espécie é uma vareta e sua relação com as demais é representada pelos apoios.

 

Conforme as espécies (ou varetas) são perdidas, os apoios se fragilizam e a remoção de muitas varetas acaba por DESESTABILIZAR todo o conjunto, que desmonta. Com isso, podemos perder ECOSSISTEMAS e seus serviços ambientais (e com eles o meio a que estamos acostumados) se eliminarmos muitas ESPÉCIES.